LEIA TAMBÉM


NEWSLETTER      




Compartilhar

Astigmatismo – Erros Refrativos

O que é astigmatismo?

O que é astigmatismo

Astigmatismo é uma doença ocular que, devido a uma irregularidade na córnea, causa distorção na imagem.

A córnea, e a lente natural do olho, chamada de cristalino, são importantes na focagem das imagens. Quando há essa irregularidade, esse foco fica alterado.

Com isso, o paciente pode ter dificuldades para enxergar de perto ou de longe. Esse problema ocular pode ainda aparecer em combinação com outros erros refrativos da visão como a miopia e a hipermetropia.

Causas

O astigmatismo pode ser congênito, ou seja, estar presente desde o nascimento, ou pode aparecer mais tarde, devido a alguma lesão ocular ou decorrente da fragilidade do olho causada por outras doenças oculares, como ceratocone ou miopia.

Sintomas

Os sintomas de astigmatismo, dependendo do grau de cada paciente, deixa a imagem borrada, na visão para perto ou para longe.

Mas o astigmatismo ainda pode causar outros sintomas, como: dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (alergia ocular).

Os sintomas e a intensidade deles variam a gravidade de cada caso e o esforço visual que cada paciente faz tentando enxergar melhor.

Tratamento

O tratamento de astigmatismo pode ser feito com uso de óculos de grau, lentes de contato ou até mesmo cirurgia refrativa.

Mas apenas após um rigoroso exame clínico, o médico oftalmologista indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Agendar Oline uma Consulta