LEIA TAMBÉM


NEWSLETTER      




Compartilhar

Catarata

O que é Catarata?

O que é catarata

Nós temos uma lente natural chamada cristalino, que se situa logo atrás da íris (cor dos olhos) e, com o avanço da idade, esta lente natural pode ficar embaçada.

A opacidade do cristalino é denominada catarata. Essa opacidade pode ser parcial ou total. O cristalino é uma lente natural do olho que colabora na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina.

Causas

O envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida é a causa mais comum de catarata. No entanto, existem casos de catarata congênita (quando o bebê já nasce com catarata), e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, diabetes, e alguns traumas.

A catarata ocorre frequentemente após os 50 anos de idade, geralmente é bilateral e nem sempre simétrica na sua forma de manifestação.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de catarata são o embaçar da vista que piora na claridade ou sob a luz forte. Há uma tendência de melhorar a visão para perto, visto que a catarata causa um aumento da miopia e uma diminuição da hipermetropia. Com isso, muitos pacientes passam a ler de perto sem óculos, com o início da catarata.

Tratamento

Atualmente a cirurgia de catarata é realizada independente do seu grau de comprometimento da visão. Embora seja um procedimento rápido é muito delicado. No tratamento de catarata o cristalino natural é removido e substituído por lentes artificiais, conhecidas como lentes intraoculares (LIO).

A catarata é diagnosticada em consulta oftalmológica através de exames para acompanhar a dilatação da pupila.

Agendar Oline uma Consulta