LEIA TAMBÉM


NEWSLETTER      




Compartilhar

Ceratocone

O que é Ceratocone?

O que é Ceratocone

Hereditária, ceratocone é uma doença que causa um afinamento e deformação progressiva da córnea podendo levar à miopia, astigmatismo e baixa da acuidade visual.

Córnea é uma estrutura transparente, quase esférica e regular na parte anterior do olho. Ceratocone é uma doença não inflamatória da córnea e é hereditária.

Sintomas

Pacientes com ceratocone podem ter uma pequena desfocagem da visão e com a progressão da doença a visão deteriora. Ocorre uma substancial perda da acuidade visual em todas as distâncias e a visão noturna diminui.

Outro sintoma de ceratocone é a fotofobia (sensibilidade ao brilho da luz), além de astenopia por forçar os olhos durante a leitura ou coceira no olho.

Alguns pacientes com ceratocone apresentam alergia ocular, que proporciona a piora da evolução, devendo ser tratada.

Tratamento

Quando é diagnosticado o ceratocone de grau discreto e sem tendência de evolução o tratamento é realizado com óculos ou lentes de contato rígidas e às vezes lentes de contato especiais.

Quando o diagnóstico é precoce, ou mostra probabilidade de evolução, a solução, dependendo da idade, é o Cross-linking ou o implante de Anel de Ferrara.

Em casos de ceratocone gravíssimo e muito evoluído (mais raro) é indicado o transplante de córnea.

Em suma existem três opções de cirurgias de ceratocone, sendo elas: Anel de Ferrara ou Anel Corneano; Cross-linking de Colágeno; Transplante de Córnea.

Apenas um diagnóstico rigoroso, feito por um médico oftalmologista especialista em ceratocone pode indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
Agendar Oline uma Consulta