LEIA TAMBÉM

You may also like:


NEWSLETTER      




Compartilhar

Estrabismo

O que é Estrabismo?

pag-estrabismo

O estrabismo é uma patologia oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta.

Observa-se que pacientes estrábicos podem ter problemas psicológicos, sociais e econômicos relacionados ao desvio ocular. É importante tratar o problema, até mesmo porque pode ter impactos sobre a autoestima e relacionamento social.

Causa

A causa que leva ao estrabismo ainda não é completamente conhecida. Os movimentos oculares são efetuados por seis músculos que devem trabalhar dentro de um sistema de equilíbrio de forças para manter os olhos alinhados.

Isso explica a origem do problema em algumas doenças neurológicas. Vale lembrar que esse desvio ocular também pode ser causado por doenças oculares como catarata ou trauma ocular.

Sintomas

O sintoma primário do estrabismo é o desvio de um ou ambos os olhos. Muitas vezes a criança pode desviar ou fechar um dos olhos sob o estímulo da luz, ou entortar a cabeça para alinhar os olhos.

Quando há suspeita da existência desse problema ocular, a criança deverá ser encaminhada logo ao oftalmologista para realizar o Teste Ortóptico.

Tratamento

O tratamento para o estrabismo não é sempre cirúrgico, podendo ser feito através de colírios, óculos e exercícios.

Se a cirurgia de estrabismo está indicada, quanto mais cedo for feita, melhor a chance de a criança desenvolver visão binocular normal.

Quando se trata de correção apenas estética na criança e adulto ou cirurgia funcional no adulto, o procedimento pode ser feito em qualquer idade.

Fale com um profissional em estrabismo para diagnosticar o tratamento mais adequado.

Agendar Oline uma Consulta